Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com

Quiabo e Diabetes

QUIABOSEDIABETESDeu no Globo Repórter, no dia 6 de julho, que o quiabo, por suas propriedades alimentares, principalmente pelo conteúdo de fibras, melhora a glicemia de ratos diabéticos, tudo segundo trabalho científico de uma pesquisadora da Unicamp.

Várias vezes, temos visto e lido artigos nesse sentido, ou seja, sobre algum alimento, planta ou chá que melhora o diabetes. Algumas vezes, trata-se de um estudo realizado com animais, geralmente ratos de laboratório, outras, corresponde a uma crença, de alguma região do país, baseada em “ouvir dizer”. Já aconteceu algo desse tipo até com barbatana de tubarão, que diziam poder curar quase tudo e, se não me engano, até o diabetes.

Nesse caso recente do quiabo, o que foi mostrado é que, devido a seu alto conteúdo de fibras alimentares, ele poderia diminuir a absorção de carboidratos (açúcares) ingeridos e com isso impedir uma elevação das taxas de glicose.

É importante ressaltar, no entanto, que um prato fundo de quiabo, quantidade comparável ao que os ratos da pesquisa comeram diariamente, não substitui as medicações diárias para o diabetes. Cautela é sempre boa providência, quando se trata de ouvir os “milagres“ apregoados por aí.

Quiabo é bom, assim como a batata Yakon e outros vegetais, inclusive a cebola, por causa do alto teor de fibras. Porém, o que realmente funciona, além de uma dieta adequada para o tratamento e controle do diabetes, é perder peso e conservar-se no peso ideal, fazer atividade física, no mínimo 3 vezes por semana, manter o bom humor e tomar as medicações corretamente.

Finalmente, não se deve esquecer que as crianças com diabetes, tal como a mostrada no programa mencionado, na imensa maioria dos casos, precisam de aplicações diárias de insulina, para não correrem risco de vida.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.com
  • Diabetes e depressão - O que fazer?

    Ser portador de uma doença crônica, seja ela qual for, pode nos deixar mais suscetíveis a desenvolver uma depressão; isso ocorre porque, muitas vezes, não estamos preparados, nem dispostos emocionalmente, a atender às exigências diárias do tratamento. Em relação à pessoa que tem diabetes não é diferente, pois diabetes mal controlado aumenta bastante as chances de ter depressão.Mas, e como…



  • As Hipoglicemias e sua Insensibilidade em Alguns Diabéticos

    Entre 10% e 15% dos diabéticos são incapazes de sentir as quedas bruscas de açúcar no sangue e sofrem hipoglicemias que podem ser graves Se esta manhã você saiu correndo de sua casa sem ter tomado café da manhã, com uma, apenas uma recordação de um jantar feito na noite anterior, talvez a concentração de glicose em seu sangue esteja…



  • Cuidados com os pés – Protegendo seus pés

    Cuidar de seus pés é uma parte importante do controle de diabetes. O aumento dos níveis de glicose no sangue associado com diabetes pode, eventualmente, produzir danos a vários sistemas do corpo que afetam os pés:• Danos no nervo resultam em uma falta de sensibilidade, permitindo que ocorram lesões da pele sem que a pessoa perceba.• Danos aos vasos sanguíneos…



  • Posso beber álcool se tenho diabetes?

    Como regra geral, não há necessidade de evitar totalmente o álcool por causa do diabetes. Alguns casos podem ser diferentes, tornando qualquer ingestão de álcool desaconselhável para algumas pessoas com diabetes. Por questão de prudência, para saber se beber moderadamente é aconselhável para você, é melhor consultar o seu médico.Considere AINDA as três questões a seguir:1. Meu diabetes está controlado?2.…



  • Boa Alimentação para o Controle do Diabetes

    Aprender o que comer, quanto comer, como comer e quando comer é essencial para o bom controle do diabetes, porém, ter diabetes não significa que você precise de alimentos especiais ou um plano de dieta complicado. As bases de uma boa dieta para diabéticos são simples – porções moderadas de alimentos saudáveis e horários de refeição regulares. Muitas pessoas com…



Aviso

Para ter acesso completo ao conteúdo do site faça seu registro abaixo. Caso esteja registrado(a) é só usar seu nome de usuário e senha e usufruir de todo conteúdo do site!

Login

Leia nossos artigos!

Clique na imagem abaixo!

artigos