Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com

Quiabo e Diabetes

QUIABOSEDIABETESDeu no Globo Repórter, no dia 6 de julho, que o quiabo, por suas propriedades alimentares, principalmente pelo conteúdo de fibras, melhora a glicemia de ratos diabéticos, tudo segundo trabalho científico de uma pesquisadora da Unicamp.

Várias vezes, temos visto e lido artigos nesse sentido, ou seja, sobre algum alimento, planta ou chá que melhora o diabetes. Algumas vezes, trata-se de um estudo realizado com animais, geralmente ratos de laboratório, outras, corresponde a uma crença, de alguma região do país, baseada em “ouvir dizer”. Já aconteceu algo desse tipo até com barbatana de tubarão, que diziam poder curar quase tudo e, se não me engano, até o diabetes.

Nesse caso recente do quiabo, o que foi mostrado é que, devido a seu alto conteúdo de fibras alimentares, ele poderia diminuir a absorção de carboidratos (açúcares) ingeridos e com isso impedir uma elevação das taxas de glicose.

É importante ressaltar, no entanto, que um prato fundo de quiabo, quantidade comparável ao que os ratos da pesquisa comeram diariamente, não substitui as medicações diárias para o diabetes. Cautela é sempre boa providência, quando se trata de ouvir os “milagres“ apregoados por aí.

Quiabo é bom, assim como a batata Yakon e outros vegetais, inclusive a cebola, por causa do alto teor de fibras. Porém, o que realmente funciona, além de uma dieta adequada para o tratamento e controle do diabetes, é perder peso e conservar-se no peso ideal, fazer atividade física, no mínimo 3 vezes por semana, manter o bom humor e tomar as medicações corretamente.

Finalmente, não se deve esquecer que as crianças com diabetes, tal como a mostrada no programa mencionado, na imensa maioria dos casos, precisam de aplicações diárias de insulina, para não correrem risco de vida.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.com
  • O que é um médico endocrinologista?

    O que é um médico endocrinologista? É o médico com formação em Clínica Médica e especialista em ENDOCRINOLOGIA que tem como principal função estudar o funcionamento dos hormônios no organismo humano. O QUE SÃO OS HORMÔNIOS? Hormônios são substâncias produzidas no sangue,  por meio de glândulas,  que regulam o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo. Os hormônios controlam…



  • Alimentação em Crianças com Paralisia Cerebral

    A alimentação em crianças com Paralisia Cerebral é deficiente e de difícil manipulação, decorrente dos próprios problemas neurológicos associados a essa patologia. Os problemas alimentares acarretam uma alta prevalência de estado nutricional subótimo e falha no crescimento dessas crianças.  O manejo dietético e não-dietético então são necessários para otimizar a alimentação e nutrição desses pacientes, procurando melhorar seu estado nutricional.…



  • Mau controle da glicemia possui relação com variabilidade do humor em diabéticos

    Mau controle da glicemia possui relação com variabilidade do humor em diabéticos

    Pacientes diabéticos com níveis de açúcar no sangue mal controlados são mais propensos à depressão e outros distúrbios do humorQuando os níveis de açúcar no sangue no diabetes são mal controlados, os pacientes tendem a ter mais complicações, como depressão e outros distúrbios do humor, incluindo ansiedade e raiva, além de menor qualidade de vida global. Melhor compreensão da relação…



  • Técnica minimamente invasiva obtém sucesso no tratamento do diabetes tipo 2, revela estudo brasileiro

    Técnica minimamente invasiva obtém sucesso no tratamento do diabetes tipo 2, revela estudo brasileiro

    Uma nova técnica minimamente invasiva obteve sucesso semelhante ao da cirurgia bariátrica no tratamento de pacientes com diabetes tipo 2. De acordo com pesquisa conduzida por especialistas brasileiros do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. O método, chamado de "manga intestinal endoscópica" ou "exclusão duodenal", diminui a resistência à insulina. Ao longo de um ano, 75% dos 16 pacientes…



  • AAS na prevenção primária em Diabéticos: realmente necessário?

    AAS na prevenção primária em Diabéticos: realmente necessário?

    O ácido acetilsalicílico, cujo principal nome comercial é Aspirina, é um medicamento antiagregante plaquetário, ou seja, inibe a agregação das plaquetas circulantes no sangue diminuindo assim o risco de formação de trombos (coágulos sanguíneos). Desta forma, ele ajuda a prevenir complicações da aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias), como o infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e…



Aviso

Para ter acesso completo ao conteúdo do site faça seu registro abaixo. Caso esteja registrado(a) é só usar seu nome de usuário e senha e usufruir de todo conteúdo do site!

Login

Leia nossos artigos!

Clique na imagem abaixo!

artigos