Medicina

Orientações Sobre Medicação Oral


O tratamento de uma doença envolve a conscientização do paciente para o cuidado e a mudança no estilo de vida, conseguida com a prática de atividade física e um plano alimentar adequado. 

Em muitos casos, faz parte dessa fase de mudanças o uso de um medicamento. Sua associação deve ser vista como parte integrante de uma conduta terapêutica. Mas é necessário que sejam utilizados de forma correta para que se obtenham resultados positivos.

É importante lembrar que todo medicamento deve ser utilizado de acordo com a prescrição médico e ainda observar alguns pontos fundamentais:
Nome do Medicamento é importante que cada pessoa saiba o nome do medicamento que está utilizando, pois assim fica fácil buscar informações a respeito dele, bem como discutir com o seu médico as informações pertinentes, ou com outro médico se for o caso.

Como ele age e para que serve informações que ajudam a compreender melhor  a ação do medicamento e para que serve facilitam a adesão do paciente ao tratamento.

Como e quando ele deve ser tomado estas informações podem ser visualizadas na bula de cada medicamento, ou em conversa com o seu médico, ou com o farmacêutico. Há medicamentos com indicação para serem tomados com o estômago vazio melhorando a absorção; há aqueles que devem ser tomados junto às refeições para diminuírem a sensibilidade ao mesmo e com isso reduzir ou eliminar alguns sintomas desagradáveis. Há ainda os que têm horários certos para serem tomados e outros não.

Possíveis reações procure saber quais as possíveis reações que o medicamento pode causar e quais as providências a serem tomadas, converse sempre com seu médico e não interrompa o tratamento.

É importante lembrar:
- Tome os medicamentos nas doses e nos horários prescritos; 

- Não ultrapasse a dose máxima diária recomendada para o medicamento que estiver utilizando;

- Cada medicamento tem uma ação específica;

- Não substitua o medicamento que você estiver utilizando por outro qualquer sem a devida orientação médica;

- Informe ao seu médico caso esteja utilizando outros medicamentos;

- Não tome medicamento com data de validade vencida;

- Não realize a automedicação;

- O medicamento é de uso exclusivo do paciente, quando a sua escolha é feita vários pontos são observados como a idade, o peso, o sexo do paciente, outros medicamentos que estão sendo utilizados, histórico de outras doenças e possíveis interações medicamentosas. Assim, o que é bom pra uma pessoa não  é bom para outra;
Cuidados com o Armazenamento:
- Mantenha o medicamento em sua embalagem original, fechada, em lugar seco, fresco, ao abrigo de luz e calor excessivo, isso poderá evitar a degradação do medicamento;

- Não guardá-lo em armários de banheiro ou perto de pias e lavatórios, pois a umidade poderá alterar sua ação;

- Manter sempre o medicamento longe do alcance de crianças;

- Em caso de alteração de cor, odor, consistência ou sabor, procure seu médico para esclarecimentos.